quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Recomeços...


"Minha fórmula para a grandeza do homem é o Amor Fati: 
Não querer nada de outro modo, nem para adiante, nem para trás, 
nem em eternidade. 
Não meramente suportar o necessário, e menos ainda dissimulá-lo,
mas amá-lo.

O conceito de Amor Fati, ou "amor ao destino", foi introduzido pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Segundo Nietzsche, o Amor Fati é a aceitação incondicional e apaixonada de tudo o que acontece em nossa vida, incluindo nossas circunstâncias, escolhas, erros e sucessos. É a crença de que tudo o que acontece está intrinsecamente ligado ao nosso crescimento pessoal e que devemos abraçar cada momento como parte fundamental de nosso caminho.

No contexto de nosso dia a dia, o Amor Fati nos lembra da importância de abraçar as experiências positivas e negativas que encontramos. Muitas vezes, tendemos a resistir e fugir de situações desconfortáveis ou desfavoráveis, buscando apenas o prazer imediato. No entanto, o Amor Fati nos incentiva a aceitar essas situações e entendê-las como oportunidades de crescimento e aprendizado.

Em nossas vidas, é comum enfrentarmos desafios, fracassos e obstáculos. O Amor Fati nos ensina a abraçar essas dificuldades como parte do processo de desenvolvimento humano. Ao invés de nos lamentarmos ou desistirmos quando as coisas não saem como planejado, é essencial adotarmos uma atitude de aceitação e aprendermos com cada experiência.

O recomeço é uma parte fundamental do Amor Fati. Todos nós cometemos erros e, por vezes, nos encontramos em situações nas quais não queremos estar. No entanto, o Amor Fati nos encoraja a ver essas situações como oportunidades para reavaliar, reinventar e avançar em direção a um novo começo. Ao abraçar cada recomeço em nossas vidas, nos permitimos crescer, aprender e nos tornar mais resilientes.

Além disso, o Amor Fati também nos ajuda a aproveitar o presente e encontrar alegria nas pequenas coisas do dia a dia. Ao aceitarmos completamente as situações em que nos encontramos, não somos mais prisioneiros da insatisfação ou da busca eterna por algo melhor. Podemos encontrar beleza e gratidão no momento presente, valorizando cada instante como um presente único.

Em suma, o Amor Fati nos convida a abraçar cada aspecto de nossa vida, incluindo as experiências positivas e negativas, como partes integrantes de nosso crescimento pessoal. A importância dos recomeços em nossas vidas está em aprendermos com nossos erros, crescermos com cada situação desafiadora e encontrarmos alegria e gratidão no presente. Ao adotarmos essa mentalidade, nos tornamos mais resilientes, flexíveis e capazes de enfrentar as adversidades com coragem e sabedoria. 

3 comentários:

  1. Notável como consegue transferir ou auguir consoante a mestra do pensamento nitzcheniano de forma mas simples ao entendimento, notando que qdo afirmado "simples" é referente a forma limpa e objetiva da escrita.
    Atrevo me a dizer que seria desmitificar a filosofia ao trazer uma ( tradução) aos meros mortais que sangram e desejam.
    Por : Daniel. Amante e Amigo de Sofia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Daniel!
      Essa é a essência do meu blog e fico muito feliz por vc ter captado isso.
      Procuro trazer o pensamento nietzschiano para os dias atuais como ele mesmo previu, de que só seria realmente compreendido por volta do ano 2000 (passagem citada pelo filósofo em correspondência a um amigo).
      Não é fácil compreender sua filosofia e não à toa ele foi tão mal interpretado e erroneamente associado como mentor intelectual do Nazismo (passagem citada no Tribunal de Nuremberg).
      Assim sendo, meu trabalho é desfazer enganos e trazer leveza e clareza dentro de um pensamento complexo mas totalmente vivo, humano e tangível!

      Abraço, "Amante e amigo de Sofia"!

      Excluir