Cinema

Depois de constatar que Nietzsche é mencionado em diversos filmes, dos mais diversos gêneros, decidi colocar nesta página pequenos trechos de filmes nos quais observei tais referências ao filósofo.

Peço encarecidamente aos que encontrarem outras citações aqui não mencionadas que me enviem o título do filme e se possível um link para o mesmo, de modo que eu venha a incluir aqui a referência. Com os devidos agradecimentos, é claro! É só enviar para daifanchin@gmail.com, ok?

E aqui vai a primeira referência:

"O Caçador de Demônios" (Demon Hunter - 2005)

A referência a Nietzsche aparece por volta dos seis minutos de filme, quando o personagem principal, Jake, meio demônio meio homem, cita a famosa frase "Para combater monstros é preciso tornar-se um deles". Mas o filme tem uma perspectiva completamente nietzschiana, uma vez que discute a hipocrisia da Igreja Católica, representada por um cardeal que usa métodos dissimulados e cruéis para atingir seus objetivos "sagrados". Em meio às sequências de sexo e de pancadaria, há também uma discussão implícita e explícita sobre a força, sobre a relação predador/presa e outros assuntos que eram caros ao filósofo.

4 comentários:

  1. Existe um filme brasileiro sobre Nietzsche: Dias de Nietzsche em Turim (2002), de Julio Bressane. Bressane, assim como Nietzsche, é um rebelde da forma - aqui, no caso, da forma cinematografica -, sendo assim, não é um filme palatavel para quem gosta do cinema hollywoodiano.
    Alguma alma bondosa disponibilizou o filme no Youtube, se derem sorte, ainda pode ser encontrado por la - os filmes de Bressane são dificeis de se encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson!

      Muito bem lembrado desse filme.

      Inclusive, recebi esse filme de presente de um amigo em 2008.Ele gravou em dvd e enviou-me.

      Com o tempo e devido a mudanças acabei, infelizmente, o perdendo.

      É um filme encantador e realmente Bressane captou de forma incrível e única o filósofo que tenho em mente. É quase como se pudéssemos ver o mundo pelos olhos de Nietzsche. Emocionei-me ao final do filme quando ele termina com imagens de Nietzsche já doente e entregue ao silêncio absoluto.

      Felizmente, em uma busca rápida, encontrei-o completo em um Canal do YouTube chamado Filosofando Ciências Humanas em Debate.

      Muito obrigada Anderson pela agradável lembrança desse filme, vou assisti-lo novamente.

      Abraço!!!

      Excluir
  2. Mais uma contribuição: no filme A Pequena Miss Sunshine (2006), o personagem Dwayne (interpretado por Paul Dano) é leitor de Nietzsche - inclusive, tem um poster do filósofo no quarto.

    ResponderExcluir